Blog Primme Imóveis

Imobiliária em Balneário Camboriú

Oktoberfest, Marejada e Fenarreco: Santa Catarina tem dez festas típicas em outubro.

Oktoberfest, Marejada e Fenarreco: Santa Catarina tem dez festas tpicas em outubro.

Outubro não é um mês para os catarinenses ficarem em casa, até porque vai ser impossível arranjar uma desculpa: o que não falta em Santa Catarina neste período é festa típica. São dez eventos tradicionais que celebram a imigração espalhados em cidades por todas as regiões do estado. A festança iniciou nesta semana e segue até o final do mês.

A programação das festas de outubro começou na sexta-feira (4) na cidade de Timbó, no Vale do Itajaí, com a 29ª edição da Festa do Imigrante. A 36ª Oktoberfest - a mais visitada e popular - encerra a programação com três semanas de "chopp e dança" em Blumenau.

A maioria das festas são tradicionais germânicas, mas para quem quiser escapar dos gritos de "Ein Prosit", a sugestão é visitar a 33ª edição da Marejada, em Itajaí, que celebra a cultura portuguesa; ou a 86ª Tirolerfest, em Treze Tílias, que relembra os imigrantes austríacos.

29ª Festa do Imigrante - Timbó
A festa celebra a imigração alemã e italiana da cidade. O evento ocorre entre os dias 4 e 6, e 10 e 13 no Parque Henry Paul. A programação conta com shows, concursos, atrações folclóricas, desfile de abertura e desfile alegórico. O acesso ao evento, bailes e estacionamento são gratuitos. 

41ª Oktoberfest - Itapiranga
Em Itapiranga, no Oeste catarinense, ocorre a 41ª edição da Oktoberfest, festa mais antiga até que a de Blumenau. E como o nome indica, trata sobre a cultura alemã. Os locais do evento são divididos em dois. Entre os dias 5 e 20 tem programação na Linha Presidente Becker, e entre os dias 10 e 13 a festa conta com atividades no Complexo Oktober.

33ª Marejada - Itajaí
Uma das festas mais populares do estado, a 33ª Marejada ocorre entre os dias 8 e 20, na cidade de Itajaí, no Vale. O evento tem como objetivo reforçar a identidade pesqueira e açoriana da região com gastronomia típica, mais de 100 atrações musicais e cervejarias artesanais do município. 


36ª Oktoberfest - Blumenau
Uma das mais populares festas do país e segunda maior festa de cerveja do mundo, a 36ª edição da Oktoberfest de Blumenau, também no Vale do Itajaí, acontece entre os dias 9 e 27. O evento, que leva ao público a cultura alemã, conta com apresentações de bandas típicas, algumas vindas especialmente da Alemanha, comidas tradicionais e muita cerveja.

9ª Heimatfest - Forquilinha
Em Forquilhinha, no Sul do estado, ocorre entre os dias 10 e 13 a 9ª edição da Heimatfest. O evento celebra a colonização do município, com costumes trazidos por alemães, italianos, poloneses, portugueses, japoneses e afrodescendentes, apresentando a público tradições culturais, gastronomia típica e o acervo histórico dos primeiros habitantes da cidade, além de shows nacionais.

86ª Tirolerfest - Treze Tílias
Os 86 anos da imigração austríaca da cidade de Treze Tílias são celebrados entre os dias 10 e 13 com a 86ª edição da Tirolerfest. O evento conta com apresentações musicais, gastronomia, desfiles, dança, chope, além de exposições e venda de produtos locais.

34ª Fenarreco - Brusque
Os moradores de Brusque criaram a Fenarreco em 1986, festa que tem como atrativo principal um prato muito apreciado entre os descendentes de alemães do Vale do Itajaí: o “Ente mit Rotkohl”, traduzindo, marreco recheado com repolho roxo. A iguaria é degustada com purê de batatas, chucrute, molhos fortes e um bom caneco de chope. Também há outras opções de pratos tradicionais da Alemanha.
São feitas brincadeiras tradicionais, como o chope em metro, corrida do tamanco, serra-serrador e corrida do saco. A festa se tornou uma das mais tradicionais e visitadas do estado. O evento começa em 10 de outubro e segue até o dia 20.

24ª Kerbfest - Cunha Porã
Seis bandas típicas de todo o Estado estarão presentes na 24ª edição da Kerbfest, que conta ainda com desfiles culturais e atrações para a terceira idade. O evento ocorre entre 11 a 13 de outubro.

5ª Bierville - Joinville
Inspirada na boa cerveja e na cultura germânica, a Bierville, de Joinville, chega à sua quinta edição em 2019. A festa reúne mais de 120 rótulos de cerveja artesanal e acontece nos dias 11, 12 e 13 de outubro, no Centro de Convenções Expoville. O evento oferece apresentações folclóricas, bandas, expositores de cerveja, gastronomia e espaço para as crianças. Uma novidade desta edição é a utilização do copo retornável, para o consumo das bebidas. 

26ª Festa do Produto Colonial - São Martinho
A Festa do Produto Colonial será realizada no Parque do Produto Colonial de São Martinho nos dias 25, 25 e 27 de outubro. O objetivo do evento é preservar e cultivar a tradição alemã, promovendo a integração entre todas as comunidades e principalmente a divulgação do município e dos produtos coloniais dos agricultores.



oktoberfest, marejada, festas típicas, santa catarina

Fonte ( g1.globo.com/sc/santa-catarina/oktoberfest/2019/noticia/2019/10/05/oktoberfest-marejada-e-fenarreco-santa-catarina-tem-dez-festas-tipicas-em-outubro.ghtml)

Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade