Blog Primme Imóveis

Imobiliária em Balneário Camboriú

Projeto monumental e luxuoso marca primeiro porto para cruzeiros de Balneário Camboriú

Projeto monumental e luxuoso marca primeiro porto para cruzeiros de Balnerio Cambori

Toneladas de pré-moldados de concreto carregados em barcaças por cerca de 1,5 quilômetros, entre o canal do Rio Camboriú e o mar da Praia Central de Balneário Camboriú, em Santa Catarina, poderão ser comuns na vista litorânea daqui a, aproximadamente, seis meses. Isso porque a empresa PDBS recebeu, nesta quarta-feira (25), autorização do governo federal para exploração de uma parte do Molhe da Barra Sul e da lâmina d’água, como parte de um projeto de investimento nacional do turismo náutico.

Projeto BC Port

A luxuosidade do projeto é condizente com a fama de “Dubai brasileira” do município. O BC Port, como é chamado, contempla 58 mil m² e sete andares, com uma área comercial de desembarque, mezanino aberto ao público, 21 restaurantes, 60 lojas e 14 quiosques e uma área de entretenimento aberta o ano inteiro. Além de dois andares de hotel e um clube noturno. O investimento previsto é de aproximadamente R$ 320 milhões.

O ex-oficial da marinha, André Guimarães Rodrigues, empresário por trás do projeto, conta que a empresa, especializada em construções portuárias, está habituada a realizar construções brutas, sem apego estético. A base da estrutura será feita com pré-moldados de concreto levadas por barcaças, que saem de um mini porto posicionado em local estratégico de acesso marítimo, sem passar pelo centro da cidade. Após as obras, as embarcações de carga farão o translado de equipamentos de manutenção e abastecimentos dos navios.

Para compensar a estrutura bruta, a empresa optou pelo revestimento com tecido Têncil Stamisol, tecido bioclimático composto de atributos térmicos, estéticos e ecológicos. Assim, de dentro, o turista terá visão da Praia Central de Balneário Camboriú, do Morro da Aguada, ou do transatlântico estacionado à sua margem. Para quem está no litoral, a vista é de uma estrutura harmônica do tecido, montado em camadas, semelhante a escama de um peixe. Neste caso, o peixe robalo, inspiração para o desenho do projeto.

Design

Inspirado no corpo alongado e escamas cinza metálico do robalo, o designer e artista Gilmar Santos Leite deslumbrou os primeiros rascunhos do empreendimento. O peixe é muito comum na região e um atrativo para pescadores no Molhe da Barra Sul. As linhas do BC Port foram inspiradas no peixe que também dá nome ao rio e aos municípios que ele divide, Balneário Camboriú e Camboriú, que no tupi-guarani significa “rio de grandes robalos”.

As leituras históricas e pesquisas sobre design, sustentabilidade e valores intangíveis que permeiam um case como este, me levaram a considerar a ‘alma’ do sítio em que se instalaria o complexo. Que valores seriam oferecidos aos visitantes?”, questiona Gilmar. “O viajante busca experiências, ele adquire um conhecimento sobre a ‘alma’ daquele local e a identifica por seus ícones históricos, sua cultura e características originais. Sendo assim, nada mais apropriado que ‘revestir de história’ nosso projeto”, complementa.



BC Port, cruzeiros, Balneário Camboriú

Fonte ( www.gazetadopovo.com.br/haus/arquitetura/projeto-monumental-e-luxuoso-marca-primeiro-porto-para-cruzeiros-de-balneario-camboriu/?utm_source=facebook&utm_medium=midia-social&utm_campaign=gazeta-do-povo&fbclid=IwAR0y6VqREW8IPMkYJB7BlYYwyAM0BC5ZQ0AkhlSCE-zSyh43d96J7C3BAaQ)

Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade