Blog Primme Imóveis

Imobiliária em Balneário Camboriú

Atividades para fazer com as crianças em casa durante a quarentena

Atividades para fazer com as crianas em casa durante a quarentena

Durante o período de quarentena, pais e estudantes estão tendo que se adaptar a uma nova rotina. Mesmo quando a empresa dos pais possibilita home office e a escola dos filhos oferece Ensino a Distância (EaD), o tempo ocioso restante ainda é muito grande, até porque ele inclui fins de semana em casa. O que fazer para ocupá-lo?
 
Pensando nisso, resolvemos listar algumas sugestões de atividades para pais e filhos realizarem em casa. E se você é professor ou gestor de uma escola, uma boa ideia é enviar essas dicas ao seu público!

Quebra-cabeça
 
Jogos de quebra-cabeça existem para todas as idades. Há aqueles com baixo nível de complexidade e também aqueles bem difíceis, com muitas peças, que têm vários adeptos no público adulto e geralmente acabam emoldurados na parede de casa. Os mais simples podem ser montados em minutos, e os mais difíceis podem demorar até dias para serem concluídos.
 
A atividade é de lazer, mas também melhora o raciocínio, a coordenação motora, a memória, a interação social e a capacidade de percepção. Os pais podem escolher um quebra-cabeça condizente com a idade do filho ou até desafiá-lo para tentar montar um mais complexo com a ajuda deles, que depois poderá ficar na parede como uma lembrança boa desse momento de descontração.

Pais e filhos na cozinha
 
Sabe outra coisa legal que pais e filhos podem fazer juntos? Cozinhar! Há receitas que podem ser feitas até por crianças pequenas com o auxílio dos pais, e se a criança for “maiorzinha”, ou mesmo adolescente, dá para aumentar a complexidade da receita.
 
A atividade é um momento prazeroso entre pais e filhos, que inclusive ajuda a fortalecer o vínculo entre eles e a criar memórias felizes. Também ajuda a criança a desenvolver mais independência, paciência e uma habilidade útil.
 
Banco Imobiliário
 
Está aí uma forma de ocupar boa parte do tempo ocioso durante a quarentena. O Banco Imobiliário é um jogo para adultos e crianças a partir de oito anos. Divertido e envolvente, ele pode levar várias horas para ser finalizado. É uma boa opção para quem quer passar uma tarde, e ao mesmo tempo sentir que ela voou.
 
A diversão entre pais e filhos é só um dos benefícios da atividade, mas há outros. A dinâmica do jogo é capaz de trazer aprendizados como: matemática, educação financeira, capacidade de raciocínio e estratégia, atenção e noções sobre investimentos.

Artesanato
 
O artesanato é uma atividade que as crianças, especialmente as mais pequenas, adoram fazer. Os pais podem montar uma “oficina de artesanato” com materiais recicláveis como: garrafas pet, rolos de papel higiênico, tampinhas, copos plásticos, cabides, páginas de revista, CDs, botões, etc. A ideia é que os adultos orientem os pequenos sobre o que fazer com os materiais, para que eles possam confeccionar coisas divertidas, decorativas ou úteis, até que consigam “andar com os próprios pés” nas criações.
 
Além de ocupar o tempo, atividades manuais como essa trazem uma série de benefícios: estimulam a concentração, a disciplina e a imaginação; desenvolvem a capacidade cognitiva e a coordenação motora; despertam a criatividade e aguçam a curiosidade. Com tantas vantagens, é uma ideia que pode ser levada para além da quarentena, não acha?

Hortinha
 
A sua casa tem um quintal? Que legal, vamos usá-lo nessa próxima atividade! Não tem? Tudo bem, vamos improvisar! A ideia é a criação de uma hortinha junto com os pequenos, na qual podem ser plantadas sementes, raízes ou mudas. Para casas com quintal, é possível separar um espaço diretamente no solo para esse plantio, e para apartamentos, é possível fazer essa hortinha em vasos e usá-la de forma vertical ou até suspensa.
 
Para isso serão necessários pacotinhos de sementes ou sementes tiradas diretamente de frutas e legumes. Podem ser usadas também raízes de verduras e mudas de plantas. Algumas das opções precisarão ser cultivadas primeiramente com água, e depois plantadas. O ideal é que pais e filhos façam cada etapa juntos, e que os adultos passem aos pequenos informações sobre a origem dos alimentos e a importância de cuidar da natureza.

Confeccionando slimes
 
Você sabe o que é um slime? É aquela geleca grudenta que hoje voltou a “ficar em alta” entre as crianças. Uma boa brincadeira para fazer com os pequenos é justamente a confecção desses slimes. Os materiais necessários são bem simples, você basicamente só precisará de papel higiênico, água, açúcar, farinha de mandioca e corante para fazer o “preparo”.
 
O interessante é que pais e filhos façam juntos, e podem ser até várias “gelecas” com cores diferentes. O resultado será bem pegajoso, mas muito divertido. Com certeza as crianças ficarão brincando com esses slimes por dias e dias!

Gostou das dicas de atividades para a quarentena? Se você é pai ou mãe, coloque-as em prática! 
 





Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade