Blog Primme Imóveis

Imobiliária em Balneário Camboriú

Tendências que surgiram em 2020 e que devem pautar o mercado nos próximos anos

Tendncias que surgiram em 2020 e que devem pautar o mercado nos prximos anos

Os avanços tecnológicos das últimas décadas fizeram com que nos acostumássemos com mudanças constantes e com a velocidade dos acontecimentos. Mas isso não impediu que fôssemos surpreendidos com a avalanche de novidades repentinas, surgidas em função da pandemia do novo coronavírus.

Podemos dizer que o ano tem sido uma espécie de catalisador de transformações. Em menor ou maior grau, todos nós alteramos de alguma forma a rotina, o trabalho, as relações e os hábitos de consumo, deixando para trás atitudes ultrapassadas e redescobrindo ou adquirindo novas preferências.

Em meio à restrição de circulação nas cidades, isolamento social e home office, as empresas precisaram alterar processos e criar estratégias de atendimento e vendas para vencer as instabilidades do período. Assim como na evolução das espécies, 2020 veio mostrar que não basta ter uma marca forte, é preciso estar atento às mudanças e ter capacidade de se adaptar.

Em meio a esse cenário, inúmeras tendências de comportamento e consumo surgiram ou se fortaleceram. Muitas delas devem permanecer em 2021 e se tornarem ainda mais determinantes para os negócios nos próximos anos. Confira o que a pandemia deve deixar de legado e o que também é tendência para os próximos anos.

Revisão dos valores pessoais e corporativos

O chefe da unidade de pesquisa comportamental da Trinity College, de Dublin (Irlanda), Pete Lunn, em entrevista ao Newsday, afirmou que crises como a causada pela Covid-19 fazem com que as pessoas passem a cooperar mais umas com as outras, e isso se reflete tanto em equipes de trabalho quanto na vida em comunidade.
Nesse cenário, a empatia tem ganhado espaço onde antes havia concorrência. E isso reflete rapidamente no consumo.

As marcas já atentaram para essa mudança e têm preferido contar histórias reais para venderem seus produtos. Somente em março de 2020, mais de 40% dos usuários do Instagram e mais de 34% dos usuários do Facebook assistiram a histórias de outras pessoas divulgadas por perfis de empresas. Acrescentar cases na estratégia de marketing aumenta o engajamento e traz mais credibilidade. Mais do que nunca, o momento é de compartilhar histórias e experiências com o público.

Mais qualidade, menos quantidade

Receio com relação ao futuro das finanças e preocupações com os danos ambientais causados pelo consumo desenfreado contribuíram para o aumento da cultura de que “menos é mais”

O consumo passou a ser mais pontual e a preferência por comprar um único produto com mais qualidade do que vários de qualidade inferior também é uma tendência. Cada vez mais, as pessoas estão valorizando a experiência durante a compra.

Reconfiguração das lojas físicas

No início da pandemia no Ocidente, a Global Web Index realizou uma pesquisa que apontou que 50% das pessoas entrevistadas não pretendiam voltar a frequentar lojas físicas durante um bom tempo. Embora o e-commerce já fosse um modelo bastante comum antes das regras de distanciamento social, as compras por meio digital tiveram um boom durante a pandemia, obrigando as lojas físicas a se readequarem para as pessoas se sintam mais seguras para frequentarem esses espaços.

E essa readequação vem sendo feita em cafés, restaurantes, clínicas, coworkings e demais espaços.

Pagamentos sem contato e pagamentos online

Uma das maneiras de reduzir as chances de contaminação foi a utilização de pagamentos sem contato, via cartão contactless ou on-line.

A tecnologia atual permite realizar pagamentos de forma segura tanto em relação ao vírus quanto em relação à proteção dos dados do usuário e da transação. Mesmo após o controle do coronavírus, esse modelo de pagamento deverá ser cada vez mais utilizado, graças à conveniência e às facilidades de uso.

Autoaperfeiçoamento e aprendizado em ambiente virtual

Além do crescimento do home office, do homeschooling e do e-commerce, outras atividades cotidianas migraram para o mundo virtual: lazer, especializações, exercícios físicas... Hoje, é possível aperfeiçoar inúmeras habilidades utilizando aplicativos e fazendo cursos on-line.

Há uma forte tendência no crescimento de serviços M2P (Mentor to Protege), no qual o consumidor se conecta virtualmente a um professor/instrutor, para aperfeiçoar habilidades, sejam elas profissionais ou de hobby. Esse serviço se dá por meio de pacotes de videoaulas e materiais desenvolvidos para grupos ou, ainda, por aulas em tempo real, individuais.

De acordo com uma pesquisa da NZN Intelligence, dos 1,7 mil brasileiros entre em 18 e 34 anos entrevistados, 40% pretendem se matricular em um curso on-line em 2021. Isso diz muito, também, sobre o modo como deverá ser o profissional do futuro: atento às tecnologias, com conhecimento globalizado e capazes de agir, contornando as dificuldades em momentos de crise.

Valorização de empresas que têm o bem-estar social como propósito

Autenticidade e alinhamento aos valores sociais sempre foram qualidades importantes na escolha de uma marca, mas em 2020 os clientes passaram a considerar ainda mais a preocupação com o bem-estar social – além dos cuidados com a redução de impacto econômico e ambiental, completando o tripé da sustentabilidade.

A organização Ernst & Young divulgou uma pesquisa sobre as atitudes dos consumidores pós-pandemia, na qual 1/3 dos entrevistados garantiu que os propósitos das marcas são determinantes em uma compra.

Empresários, consultores e gestores de todo o mundo acreditam que a pior onda para a indústria, o comércio e o setor de serviços já passou e que agora é hora de realizar os ajustes necessários para responder às novas demandas do público e do mercado e conduzir os negócios com segurança e sem medo de se readaptar sempre que for preciso.



consumidor, vendas, comportamento, mercado

Fonte ( www.nsctotal.com.br/noticias/legados-da-pandemia-tendencias-que-surgiram-em-2020-e-que-devem-pautar-o-mercado-nos)

Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade